quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sofia e o vôlei de praia


Meu relacionamento com o esporte, como visto, remonta a eras atávicas, vindo desde a tenra infância. Contudo, minha habilidade esportiva parece andar um pouquinho na contramão de tanto interesse e disposição para assistir. Pratiquei vôlei, basquete, natação, carimba (acho que em alguns lugares chama queimada), futsal, mas tudo bem amadoramente. Talvez por isso mesmo admire ainda mais os esportistas, pois são capazes de peripécias que eu não consigo executar por mim mesma.

Comecei a acompanhar esporte na televisão aos domingos pela manhã, pois ia à missa e, no retorno, ficava na casa da minha Vó Sofia esperando o almoço enquanto acompanhava o Esporte Espetacular. Assistia a tudo o que lá passasse: vôlei de praia, de quadra, F1, basquete, natação, futsal, futebol de areia, triatlo, maratona... E, aos poucos, fui me familiarizando com as regras e com os praticantes das modalidades, sendo dessa época meu antigo desejo de ser jornalista esportiva.

Inicialmente, meu interesse maior era pelo vôlei de quadra, por ser um esporte mais comumente transmitido na televisão aberta e por viver seu auge nos anos 2000, mas, como meu Estado, o Ceará, é um dos celeiros do vôlei de praia brasileiro, muito provavelmente por seu extenso litoral e por suas condições climáticas propícias para a modalidade durante praticamente todos os 366 dias do ano (sim, porque todo ano olímpico é bissexto e o foco deste Blog são as Olimpíadas – rs), e também por serem mais comuns na região os eventos profissionais desta modalidade do que do vôlei de quadra, acabei deslocando meu interesse para as areias.

Obviamente que reconheço os jogadores que inauguraram e consagraram a modalidade no meu Estado, como Franco e Shelda, mas as atletas que me levaram a querer ir para minha primeira etapa foram Larissa e Juliana, e lá se vão quase seis anos. Eu havia ganhado uma promoção com uma frase e tive acesso à área VIP do evento, começando em grande estilo (rs) e tietei cada atleta que encontrei pelo caminho! Imagina a alegria de poder ver de perto e ainda tirar fotos e pegar autógrafos com aquelas pessoas que eu via apenas pela televisão desde criança?

Franco, da lendária dupla com Roberto Lopes
Shelda, medalhista olímpica e campeã mundial
Larissa e Juliana e parte de sua equipe: campeãs mundiais em 2011 e medalhistas de bronze em Londres 2012
Depois de ir para a primeira etapa, em setembro de 2010, passei a acompanhar todas as etapas seguintes pela internet e não tardou para que quisesse viajar para outros Estados pelo vôlei de praia, pois uma etapa ao vivo por ano para mim já não era mais suficiente.

Fortaleza, Recife, Salvador, Maceió, Vitória, Rio, Brasília, são algumas das cidades em que já acompanhei etapas de vôlei de praia, algumas em mais de uma oportunidade. Meu cronograma anual passa pelo calendário de etapas quase que necessariamente.

Nesse meio tempo, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos ícones da modalidade e ver outros surgirem e ganharem também um lugar especial não só no panteão da glória, como também no meu coração de torcedora e amante do esporte. Sem mencionar algumas amizades construídas tendo por pano de fundo o vôlei de praia, mas que hoje suplantam a mera companhia nas etapas.

Talita, que esteve em Pequim 2008 e Londres 2012 e vai lutar por medalhas em 2016
Elize, campeã do Open de Maceió do Circuito Mundial 2016
Assim é que, mesmo sem nunca ter jogado vôlei de praia, essa modalidade hoje faz parte da minha vida, assim como algumas das várias pessoas que conheci por seu intermédio.

Então, parte da minha experiência olímpica estará umbilicalmente ligada com a Arena de Copacabana, onde serão disputadas as partidas de vôlei de praia.

PS1: Quero dedicar este post para minhas amigas do Grupo VF do WhatsApp Iranice Santos e Karina Zanella (o grupo mais animado do sistema de mensagens instantâneas) e também para Thaíse e Taci (candidatas ainda não aprovadas no quiz para entrar no Grupo VF), que incentivaram que eu começasse a escrever o Blog e exemplificam as amizades que o vôlei de praia me proporciona(ou).

Amigas & Rivais no cenário das Olimpíadas: Copacabana
PS2: Personificando/exemplificando os ícones/ídolos esportivos da modalidade, também quero dedicar este post para Larissa França, Talita Antunes da Rocha e Elize Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário